Snippet

Jean Ferreira e Aline Ferreira


...Jovens, eu vos escrevi porque sois forte... 


A juventude é uma das fases mais empolgantes da vida, é um período em que realizamos as maiores e mais importantes escolhas de nossa vida, tais decisões influenciarão diretamente no nosso futuro, como exemplo: que profissão vou exercer? Com quem irei constituir minha família? Ou até mesmo, o momento de obtermos autonomia, no qual muitos tendem a usar o livre-arbítrio: vou amar o mundo ou amar a Deus? Ao escrever sua primeira carta, João estava extremamente sabedor do potencial subsistente na vida dos jovens, I João 2:14 diz: "(...) Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes...". João sabia que, não apenas alguns jovens do passado, tais como: José, Davi, Samuel, Ester, Daniel, Timóteo e outros, passaram por situações desafiadoras, mas que, gerações futuras também enfrentariam estas incríveis mutações na sociedade, quanto aos valores morais e espirituais regidos por Deus ao homem. Estas mudanças ocorrem com extrema rapidez e dinamismo, das quais muitas envolvem propostas e incentivos para outorgar os desejos da natureza humana, descritos em Gálatas 5:19. Não somente João, mas o próprio Deus conhece a capacidade e força do jovem, para manter-se indubitável a estas envergaduras morais. 


João ainda descreve sobre a capacidade evangelística dos jovens, sendo esse possuidor de palavra "(...) a Palavra de Deus está em vós..." nada é capaz de parar um jovem quando seus propósitos estão fundamentados na palavra de Deus, veja a experiência do salmista: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Salmo 119:11). Ter, guardar, esconder a palavra, é o que conduz o jovem a uma vida de separação, santidade, eficácia aos olhos de Deus, imagine! Você, com a palavra intrínseca ao coração, usando sua força, vigor, habilidades de comunicação, de relacionamentos, com o espírito valente para resistir aos ataques do inimigo, quantas pessoas oriundas do lapso espiritual você poderá induzir a Cristo. É sobre isso que João esta falando ao concluir este versículo (2:14), a conquista no Reino Espiritual "(...) já vencestes o maligno..." Isso é resultado de uma vida de fé: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé” (1 João 5:4). A expressão “vence o mundo” é uma referência aos cristãos que permanecem firmes na sua fé até a morte. 


A força jovem no qual João fala, não está relacionada somente a uma questão intermediária dentro de uma faixa etária, não retrata apenas a idade, mas também a um estado de espírito, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, observe esta passagem: Calebe disse: "Da idade de quarenta anos era eu quando Moisés... me enviou... a espiar a terra... eis que hoje sou da idade de oitenta e cinco anos e estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual a minha força então era, tal é agora a minha força para a guerra, para sair e para entrar..." (Js 14:7-12). Calebe conquistou, aos 85 anos, Hebrom, a terra dos anaquins, com grandes e fortes cidades, prometida a ele por Moisés. Esse é o segredo da excelência na juventude, seu corpo, seu sistema fisiológico podem até depreciarem-se com o passar dos anos, mas Deus sempre conta com cristãos que mantêm um espírito jovem, que se admira, que se maravilha e pergunta como a criança insaciável, que desafia os acontecimentos. 


Juventude fala desse conceito, de saber fazer as coisas, de resolver, de uma alma resoluta, uma mente livre para desembaraçar as coisas. Alguns dizem que fazem, e não fazem, mas, outros dizem que fazem e fazem mesmo, porque têm dentro de si o vigor da juventude. Por exemplo, existem senhoras com sessenta anos com força e garra de uma jovem. Têm alma não só de conselhos, mas também de conceitos. Têm dentro de si uma vitalidade que anima qualquer pessoa. Ninguém limita uma alma decidida a conquistar o reino espiritual. Estas são as palavras de João, Jovem! Creia, anime-se, use sua força!
Pb. Jean Ferreira e Aline Ferreira